segunda-feira, 1 de junho de 2015

Fotografia, Uma Arte que Nunca Morre.


Exaustivamente já se falou neste casamento que iniciou-se com divórcio, quando na época nem se quer existia a hipótese da palavra divórcio existir.
A Fotografia que em seus primórdios existenciais, (citando sua própria historia), iniciada por  Niepce e Daguerre simultaneamente em 1839, causou na época tanto estranheza quanto surpresa, admiração quanto repudia, e hoje em nosso mundo mais do que informatizado, carrega ainda hoje o estigma da desconsideração de ato artístico, devido a sua obvia cópia fiel ao quadro da vida. 

Ainda no mundo supostamente moderno em que vivemos hoje, apesar de sua adoração mundial, a fotografia sofre descriminações profundas!
Mas não é minha intenção entrar em uma discussão milenar, não! 
Quero apenas enfatizar o que seria "hoje" uma vida sem Fotografia, e o igual exagero de seu uso.

Sou do tempo em que se limitava ao máximo o clique, obviamente pelo seu custo altíssimo, mas sinceramente tenho saudades deste tempo.
Não que eu ache de todo ruim o fato de termos um mundo exageradamente fotografado, mas é que depois desta explosão fotográfica tudo ficou tão banal... 
A própria profissão(Fotógrafo), é vista sem nenhum sentido artístico e valor acadêmico, subitamente é como se não houvesse estudo, sacrifício e amor na profissão, e isto realmente empobrece uma profissão tão nobre e tão distante de ser limitada a um simples click...

Trabalhar com Arte, não somente no Brasil, mas no Mundo é algo dramático! e quem inicia hoje na profissão e acha que será fácil, digo por experiência própria, engana-se profundamente...

Por não haver exigência de escolaridade para fotógrafos(ainda), a profissão fica de livre formação, entretanto, diversas escolas oferecem cursos de Fotografia, auxiliando aos que pretendem iniciar na carreira a se aprofundar no estudos e conhecimentos.




Porém fica a dica:
Sem sensibilidade, interesse em Cultura geral, senso crítico, curiosidade, constância em aprendizado, organização, criatividade, interesse pelas Artes, ousadia, senso estético e uma grande dose de humildade, não adianta se aventurar na profissão, essa ideia tola que andam incutindo por ai, que para ser fotógrafo precisa-se somente de um excelente equipamento, e um dedinho no clique é pura tolice!

E vou além, fotografar tem que ser antes de qualquer coisa uma paixão pelo que vai fazer, afinal, ser fotógrafo é uma das profissões mais concorridas no mundo.
Pare e analise apenas por um minuto: estamos vivendo a era da Fotografia, tudo se fotografa, tudo se mostra através da fotografia, tudo que é viral foi antes fotografado!



Prepare-se para ler muito, observar o dobro e investir  financeiramente o quinto!
Entretanto, não pense que estou te desencorando em ser fotógrafo, não isso nunca!
Uma das delícias de ser fotografo, é ver a uma foto de colega de profissão e admirar ao ponto de dizer sem inveja, mas com máxima admiração:
Gostaria de ter feito esta foto! 

Apesar da Arte ser e existir com o obvio empurrão da Fotografia, ainda hoje elas não caminhão exatamente na mesma direção, digo isto porque muitos críticos de Arte, não vêem a Fotografia como uma forma de Arte, isso tem haver com o fato de se achar que fotografia esta somente ligada com a técnica e não com aptidão.

O poeta diz sobre a fotografia:


A fotografia é um milagre da tecnologia que aperfeiçoou o homem.

Ela reaviva a memória com detalhes, reativa sons, cheiros, cores e sentimentos que a gente nem mesmo poderia imaginar serem recordados.
Quando você vê uma foto sua com poucos dias, alguns meses, ou na tenra infância, tem a oportunidade única de pelo menos imaginar a felicidade dos seus entes queridos nessa época.
Pessoas, lugares, viagens e comemorações como que voltam com a visão de uma fotografia.
É como curtir de novo tudo o que foi muito bom.
Os seus filhos e netos têm direito de saber mais a respeito do próprio passado. Você tem direito de reviver tudo isso e nós, os fotógrafos estamos aqui para proporcionar isso com precisão máxima.
Ser fotógrafo é muito gratificante. Você sempre é lembrado com muito carinho por ter proporcionado a alguém todas essas possibilidades viver de novo um momento que poderia ter sido perdido.
Fotografe! Isso é um ato de amor!
Marinho Guzman

Eu sinceramente aprecio muitíssimo o tema desta poesia, que diz de forma tão valorosa e poética o valor que a fotografia deu ao homem:
"O milagre da tecnologia que aperfeiçoou o Homem" 



Mas apesar de não ser vista como 100%  artística, a Arte deve a Fotografia todo seu crédito! Porque? você pode me perguntar, e te responderia: Como se mostraria a Arte ao Mundo de forma tão ampla se não pela Fotografia! 
Fale-me mais de sua Historia, sua Cultura, seus Ídolos da música, da Televisão, do Teatro, sem Fotografias. Fale-me de seus melhores e piores momentos vividos sem mostrar-me ao menos uma Fotografia.

Veja nesta foto, o histórico momento em que a cabeça da Estátua da Liberdade estava sendo desembalada.




E a questionadíssima gaiola de bebê, construída para que crianças que morassem em apartamento pudessem tomar sol e ar fresco.


O mundialmente amado, Rei do Rock, indo para o exército em 1958.



Uma mulher com carrinho de bebê resistente ao gaz na Inglaterra, em 1938.



E o mais famoso festival de música do mundo Woodstock.


Que tal o Ronald McDonald original de 1963, que faria qualquer criança se sentir em um filme de terror nos dias de hoje.


É claro,  eu como fotografa poderia mostrar aqui inúmeras Fotografias belíssimas de lugares paradisíacos, alguns destes inclusive, posso dizer com felicidade, tive a honra de conhecer. 
Outros de centenas de fotografias espalhadas por todos os cantos do mundo.
Sim, a Fotografia ainda que com sua reputação desgastada e denegrida, pelas próprias mídias que não sobrevivem sem ela, ainda sim é uma Arte! e ainda o será quando não sobrar mais nem o pó do ser humano moderno, que apesar de tantas provas, não consegue enxerga-la como  tal, ou seja, ARTE.

Não deixem de visitar este site abaixo, que é importante para nos Fotógrafos:

Leiam também.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas