sábado, 21 de fevereiro de 2015

PASSAPORTE PARA O CRIME !



Não há dúvidas de que às más companhias podem influenciar no comportamento de alguém, levando a mudar suas atitudes, caráter... Enfim, transformar alguém em uma má companhia. Meus 25 anos como Policial, fazendo investigações criminais, ouvindo diversos depoimentos em busca da elucidação de um fato criminoso, me permite dizer que às más companhias são o PASSAPORTE PARA O CRIME.

Conscientizar um adolescente disso, afastando-o da companhia de uma pessoa de má índole e de atitudes socialmente reprovável, é possível. Mas não é tão fácil! E muitas vezes não dá tempo de impedir que envolva-se em algum problema, que pode destruir seus sonhos ou ceifar sua vida.

É muito comum vermos na delegacia, os pais, parentes e amigos de uma pessoa que foi detida por uma acusação criminal ou por ser suspeito, desesperados. E observamos em alguns, entre as lágrimas, o olhar perdido em busca de uma reposta para o que está acontecendo. E no trâmite da investigação, apuramos que de fato desconheciam e jamais imaginaram ver essa pessoa envolvida em um crime. Com eles, tentando entender e responder a tradicional pergunta: “Onde foi que errei ou erramos?”, verificamos na maioria das vezes, que o erro foi em ignorar suas companhias. Ou seja, suas amizades!

A preocupação em proporcionar o melhor para aqueles que amamos muitas vezes nos faz focar em bens materiais. Ou seja, nos preocupamos apenas em lhe proporcionar tudo o que almeja. E não nos preocupamos em orientá-los a não se relacionarem com todos, sem que saibamos quem é de fato. Este é um erro muito comum. Muitas vezes fatal! E o principal responsável pela maioria dos desvios de conduta. Desvios estes que destroem sonhos, famílias e vidas!

Agradar aquele que amamos é ótimo! Mantê-lo matriculado em um estabelecimento de ensino, é necessário.

Proporcionar-lhe uma vida agradável, lhe dá tudo o que almeja e dificilmente lhe dizer um NÃO, é muito bom! Só que dizer NÃO, também é uma forma de amar. Quando dizemos NÃO para algumas situações, criamos limites.

E fazer com que conheçam os limites é de suma importância. Temos que ensiná-los a respeitar seus limites, os limites do próximo e os limites da lei.

O primeiro passo para conseguirmos que conheçam, e respeitem esses limites, é saber lhes dizer NÃO em algumas situações e procurar saber sempre quem são seus amigos.

É preciso saber com quem se relacionam. Quem são seus amigos.., O que fazem... 
Quem é a família deles..., Se estudam... Como é o rendimento deles na escola... Se têm vícios... 
Quais são seus sonhos... Em fim, procure saber quem é o amigo de quem amas.


E se observar que não convém relacionar-se, sabendo dizer NÃO, saberá como agir para afastá-lo dessa amizade. Pois ás más companhias são o PASSAPORTE PARA O CRIME!

Um grande abraço do amigo

 PEDRO CHAGAS
 (UM TIRA METIDO A ESCRITOR!).

E não esqueça, seu comentário faz toda diferença, deixa o seu ai embaixo ok! Image Map
Um abraço!

Leiam também.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas